Para gerenciar comunidades virtuais, há também uma nova profissão, que se chama Community Manager ou gerente de comunidades.
Isso porque estamos em um mundo conectado. O desenvolvimento de plataformas digitais abriu um caminho gigantesco de interação entre as pessoas por meio das redes sociais e de ambientes que compartilham interesses comuns, que são as comunidades.
Logo, a procura por Community Manager teve um crescimento também gigantesco, principalmente durante e após a pandemia do covid-19.
Portanto, esses profissionais exercem um papel de destaque nas comunidades e ajudam a fortalecer a marca da empresa. Veja mais sobre esse assunto!
O que faz o Community Manager
Antes de tudo, para entender o que faz um Community Manager é preciso compreender a importância de uma comunidade para uma empresa. Ou seja, tanto a marca precisa das pessoas como o contrário, mas é preciso que esses interesses se conectem de alguma forma.
Assim o Community Manager é justamente o profissional responsável por criar, planejar, gerenciar e monitorar a interação de uma marca com as pessoas que se conectam com elas, mantendo relacionamentos, transformando clientes em fãs ou divulgadores.
As atividades desse profissional variam de acordo com o nicho de atuação e tamanho da empresa. Mas geralmente existem algumas tarefas que são comuns na rotina do Community Manager. Veja a seguir quais são elas:
Criação da comunidade;
Aquisição de membros para esta interação;
Construção da brand persona;
Colaboração na criação de brand voice;
Criação de processos;
Elaboração de estratégia de conteúdo;
Acompanhar as métricas e KPIs;
Promover eventos ou encontros digitais;
Criar e nutrir o relacionamento com clientes, membros e parceiros;
Auxiliar na divulgação de informações oficiais, bem como lançamento de produtos ou ofertas especiais;
Manter contato com influencers e líderes de opinião, para interagir ou promover a marca;
Gerir as opiniões e reclamações dos clientes;
Abrir novos canais de atendimento;
Criar estratégias para crescimento e desenvolvimento da comunidade;
Deve ser o “guardião” da cultura da comunidade.
Habilidades de um gerente de comunidade
Um Community Manager também é uma pessoa de ótimos relacionamentos, porque dessa habilidade depende a vida da comunidade por quem ele é responsável. Então, imagine que não é fácil.
Ao mesmo tempo, a profissão pede conhecimentos sobre ferramentas digitais, criação de estratégias de engajamento e escrita com habilidades como liderança, criatividade, capacidade de comunicação e empatia.
Mas, há ainda outras habilidades que faz do Community Manager um articulador em todos os sentidos:
Bom relacionamento;
Empatia;
Espírito intra-empreendedor;
Pró-atividade;
Organização de processos e habilidades multitarefa;
Gestão de pessoas
Criatividade;
Saber ouvir;
Ser inconformado com respostas prontas.
Importância desse profissional para as empresas
Assim, a partir das atividades e das habilidades de um Community Manager é possível imaginar sua utilidade para uma empresa! Imagine tudo isso funcionando em uma comunidade, quantas pessoas estariam comunicando a marca da empresa ao mesmo tempo!
As comunidades são o local onde as empresas criam relações positivas com seus membros. Diante disso, o Community Manager é o representante forte da marca, monitora tendências, gerencia crises e alinha as melhores estratégias.
Realmente, esse trabalho é como uma grande promoção publicitária que funciona de diversas formas, seja com cursos, com divulgação de produtos, com feedbacks sobre a marca etc.
Logo, esse profissional precisa fazer parte do planejamento de marketing de toda empresa, principalmente as que possuem um e-commerce ou estão nas redes sociais. Ele contribui no reconhecimento, fortalecimento e consequente validação da marca no mercado.
Quais empresas precisam dessa função
Segundo dados do Linkedin, ao redor do mundo, 4,6 milhões de pessoas já trabalham como Community Managers. Delas, 300 mil estão na América Latina em países como Brasil, Argentina, Colômbia e México.
Nesse ínterim, as empresas de tecnologia são as que mais contratam esses profissionais, seguidas pelas organizações educacionais; sem fins lucrativos; serviços comerciais e financeiros. No Brasil, 2,4 mil pessoas são membros ativos da Community Manager School, centro de formação desses profissionais.
Mas grandes empresas como Natura, Nestlé, Picpay, Nike, Nubank e Cisco contam com community managers em suas equipes brasileiras. No entanto, aquelas que desejam consolidar sua marca no mercado podem investir nessa função dentro da empresa.
Contrate um Community Manager!
Sem dúvida, há muitos benefícios para uma empresa que contrata um Community Manager, já que muitos negócios são feitos por meio das plataformas digitais, e elas são responsáveis por comunicar pontos positivos e negativos dos produtos e das marcas.
E para contratar, as plataformas de atração e seleção de talentos são o melhor espaço porque elas possuem as estratégias certas para identificar as habilidades e técnicas que são exigidas para esses profissionais.
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