top of page
Foto do escritorrenovaassistentevi

E aí, tem algum herói que te inspira?



Já fazem alguns anos que ouvimos expressões como “storytelling”, ”persona”, “branding”, “Jornada do Herói” e entre outras no mundo dos negócios.

Mas afinal como elas chegaram nesse “mundo”? Bom, hoje vou me ater apenas na Jornada do Herói (que particularmente está bem na modinha né?).

Quando falamos na Jornada do Herói, é muito comum ouvirmos pessoas citarem Joseph Campbell, o Monomito, o livro o Herói de Mil Faces de 1949, mas aí está a pegadinha. Quem realmente nos traz uma visão completa e ao mesmo tempo mais simples sobre a Jornada do Herói é o autor Christopher Vogler no livro, A Jornada do Escritor de 2007.

Na Jornada do Escritor, Vogler nos apresenta de forma simplificada como é a Jornada do Herói, o que são Arquétipos e o que representam.


Nessa hora você deve estar se perguntando: Tá mas o que é a Jornada do Herói Wil?

A Jornada do Herói é baseada no monomito, basicamente revela a forma de construção narrativa que são as mesmas encontradas em figuras históricas como: Jesus Cristo, Prometeu, Osiris, Buda. Em todos eles encontramos os mesmos elementos: A Partida, A Iniciação e O Retorno. Estes 3 passos podem ser divididos em 12 estágios:

  1. O Mundo Comum;

  2. O Chamado à Aventura;

  3. Recusa do Chamado;

  4. Encontro com o Mentor;

  5. A Travessia do Limiar;

  6. Provas, Aliados e Inimigos;

  7. Aproximação da Caverna Secreta;

  8. A Provação;

  9. A Recompensa;

  10. O Caminho de Volta;

  11. A Ressurreição;

  12. O Retorno com o Elixir.


Essa é a base para a construção narrativa de grandes heróis da cultura pop, como Luke Skywalker, Mulan, Harry Potter…

Temos o Herói que vive em um mundo comum, até que algo acontece, que o desafie e que normalmente ele recusa. Então ele encontra alguém que o aconselha e o guia para um mundo diferente do dele, neste mundo ele encontra desafios, descobre quem são seus amigos e inimigos. Após vencer seus medos e seus inimigos ele se torna algo, recebe algo ou aprende algo, ele se torna uma nova pessoa, e volta como um herói com a resolução do problema inicial.

E aí, você conseguiria imaginar seu negócio imerso numa estória assim?




Autor: Wilson Filho - Design Thinker • Consultor Criativo • Professor



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentarze


bottom of page