top of page

RH estratégico: o que é e como implantá-lo



Talvez você ainda não conheça bem o RH estratégico ou não o entenda na prática. Com as constantes mudanças e transformação digital que o mundo vive hoje, não é de se estranhar que também a gestão de pessoas tenha passado por suas próprias transformações e atualizações.


Entender as novas tendências de mercado e como elas impactam no dia a dia profissional é fundamental para se obter resultados mais assertivos, estratégicos e com otimização de tempo.


É por isso que hoje queremos te apresentar o conceito do RH estratégico. Qual a sua importância e como implantá-lo em sua empresa. Por isso, acompanhe este conteúdo até o final e entenda tudo o que você precisa saber sobre o assunto.


RH estratégico na prática: o que é?


O RH estratégico nada mais é do que um modelo de gestão mais assertivo, e como o próprio nome já diz, estratégico dentro de uma organização. Ele contribui diretamente na construção de uma jornada épica entre empresa e colaborador.


Isso porque, diferente do modelo tradicional de recursos humanos que tem seu foco voltado mais para a parte operacional, o RH estratégico cuida do que é mais importante em uma empresa: as pessoas.

De maneira mais humanizada, com metas claras e bem definidas, fazendo bom uso dos recursos que a tecnologia oferece, o RH estratégico atua diretamente com a diretoria para apoiar a tomada de decisões e avaliar o sucesso do negócio.


Para isso, se utiliza de dados, indicadores que auxiliam na avaliação do crescimento e rentabilidade do negócio. Ou seja, além de contribuir com a atração e retenção de talentos dentro da empresa, ele possui papel estratégico em toda a jornada dos colaboradores ali inseridos.


Principais vantagens:

  • Resultados mais assertivos

  • Menos burocracia

  • Aumento da produtividade

  • Tecnologia e inovação como grande aliada

  • Redução do Turnover

Além das vantagens citadas acima, existe uma em particular que queremos destacar: a gamificação. Como o RH estratégico se utiliza das principais tendências de mercado e sabe usufruir das inovações presentes, claro que a gamificação não poderia ficar de fora.


A gamificação se torna, então, um importante aliado, uma ferramenta que contribui com a atração de talentos que estejam alinhados aos propósitos da empresa. Além disso, pode ser aproveitado em outras fases da jornada entre empresa e colaborador. Como, por exemplo, durante uma sessão de Team Building que visa gerar uma melhor conexão entre os colaboradores.



Como e quando implantar o RH estratégico em sua empresa?


Para que você possa tornar a área de Recursos Humanos de sua empresa mais estratégica, é necessário tomar algumas medidas importantes. Em primeiro lugar, é preciso estar atento para a mudança de mentalidade não apenas dessa área como de toda a organização.


Além de se preocupar com as ações e processos organizacionais, o RH estará alinhado com o planejamento estratégico da empresa. Ou seja, deve-se estabelecer metas claras, alcançáveis e mensuráveis para esse setor.


Identifique as principais necessidades da sua organização: melhorar a qualidade dos processos de atração e seleção de talentos, reduzir o tempo desses processos ou até mesmo o turnover.


Logo após a definição das metas é preciso investir no planejamento que irá potencializar a sua estratégia. Ou seja, estabelecer quais são os passos, as ações necessárias para alcançar os objetivos propostos.


Para isso, utilize a mensuração de dados e tecnologia a seu favor para otimizar o tempo e os processos ao longo da sua jornada. Invista em diversidade na sua empresa. Com um time mais diverso e inclusivo, as empresas tendem a tomar decisões mais inovadoras. Não tenha receio em ser ousado em seus processos.


Para que os resultados do RH estratégico sejam mais assertivos é necessário também preparar os gestores. Dessa forma, eles poderão contribuir com o engajamento do time e a propagação da mentalidade e cultura dentro da empresa.


E ,então, preparado para criar uma jornada épica para o seu time?


Se você gostou desse conteúdo, veja também: 8 tendências do RH que os profissionais precisam acompanhar


4 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page