Outro elemento essencial de nossa metodologia de atração e seleção de candidatos é o "role play".
A expressão pode ser traduzida literalmente como “encenação”, o ato de colocar em cena. Role play está relacionado a “role playing”, que traz a ideia de movimento, de algo que está acontecendo naquele instante, e que também representa “interpretação de papéis”.
A interpretação de papéis está em geral associada a um filme ou uma peça de teatro, mas acredite ela faz parte da nossa vida, mesmo não sendo atores ou atrizes.
Em abordagens sobre o comportamento humano se diz que uma pessoa é, em partes, o conjunto de suas atitudes. É aí que a “interpretação de papéis” pode ser entendida também como “desempenho de papéis”.
Representação de Papéis
Você já pensou no seu papel profissional? Ou seu papel dentro de casa? Qual o seu papel como cidadão, como jogador de um time?
Sabe quando a gente tem o motorista da rodada ou o churrasqueiro do rolê?
Pois é, eles representam papéis, ou nesse caso, um conjunto de ações comuns a determinada função.
O importante é saber que desempenhamos papéis o tempo todo!
Quanto mais conscientes e experientes em um tipo de atividade, mais naturalmente e com melhor performance realizamos nossos papéis.
Ao agir por meio dos nossos papéis, mostramos um pouco de quem somos. E é através da análise do desempenho desses papéis que alguns profissionais conseguem ter insights de como será o nosso desempenho ou de como nos comportamos profissionalmente.
E aí, já pensou nos papéis que já desempenhou?
Autor: Maurício Arus, Gestor de Negócio com foco em pessoas e análise de dados. Jogador e Narrador de RPG há 20 anos.
Comments