top of page
Foto do escritorBrigitte Nunes

Games no recrutamento: tudo o que você precisa saber



A Gamificação é, sobretudo, a prática de aplicar elementos dos jogos em situações do cotidiano para engajamento em diversas áreas, como negócios, saúde e vida social. E ainda mais, já é possível usar também os games no recrutamento de novos talentos para as empresas!

Já pensou em participar de um teste de seleção em que você se sinta livre, descontraído, desafiado e, ao mesmo tempo, como se estivesse em um momento de lazer com pessoas que têm o mesmo objetivo que o seu?

Mas você pode até se perguntar: como assim? O que os Games têm a ver com um teste de seleção para uma vaga de emprego? A resposta é simples e atual: tudo a ver!

Então, é sobre essa nova forma de atrair que vamos conversar neste post. Sinta-se desafiado a conferir o conteúdo até o fim!


O que são os games no recrutamento?


Se você está à procura de uma oportunidade de emprego ou mesmo deseja preencher uma vaga em sua empresa, sabe que, há muito tempo, esse processo acontecia através seleção de currículos, entrevistas, testes psicológicos e outros recursos.

Mas nem sempre era possível descobrir as habilidades mais importantes para a vaga. Além disso, o processo era lento e desgastante diante da urgência de encontrar alguém que correspondesse ao perfil da empresa e da vaga.

Agora, com o Processo Seletivo Gamificado conseguimos alinhar, o mais próximo possível, a pessoa - com suas diversas qualidades - e a empresa, com suas características e necessidades.

Além disso, com a sessão gamificada é possível realizar uma avaliação rápida e mais assertiva dos candidatos, valorizando ainda mais suas qualidades.


Os benefícios dos games no recrutamento


A gamificação (ou o uso de games no recrutamento) é mais que uma avaliação, é uma ferramenta que proporciona a descoberta de novos talentos que, então, são colocados à disposição do cargo certo, muitas vezes de forma surpreendente.

Através de games, é possível um processo de recrutamento e seleção mais rápido - porque acontece em tempo real - e assertivo, uma vez que são descobertas competências que agregam valores à empresa e à vida dos candidatos.

Logo, os Games variam entre avaliação de conhecimento até situações reais de trabalho; eles simulam situações cotidianas e desafiadoras para os colaboradores. Imagine um jogo que provoca inúmeros sentimentos dentro de você! Agora, com o objetivo de desenterrar seus talentos!

É exatamente o que as empresas procuram hoje: talentos. E o mercado de trabalho está à caça de pessoas que assumam riscos com espírito de colaboração e foco no objetivo. Mas é claro que, em cada etapa desse processo, há um planejamento muito bem feito, com análise dos dados e a verificação dos resultados.


Como funcionam os games no recrutamento?


Para tornar esse processo bem claro para você, um game de recrutamento tem roteiro estruturado, participantes, desafios, perguntas, como todo jogo. No entanto, há dois lados bem definidos: a empresa e o candidato, não como adversários, mas parceiros.

Assim, há uma pré-avaliação, observando requisitos quantitativos e qualitativos do currículo; e então segue o jogo. Durante a experiência, acontece uma narrativa, situações reais que exigem raciocínio lógico e provocam decisões.

Dessa forma, percebem-se informações que, além de mais assertivas, avaliam aspectos relacionados à conduta, desempenho diante de situações-problema, capacidade de trabalhar em grupo, inovação e desempenho na tomada de decisão.

Logo, os games no recrutamento são ferramentas que ajudam tanto na avaliação do candidato quanto passam informações para a empresa. É inovador, rápido e assertivo. Sem falar que serve como aprendizado e identificação de profissionais mais habilidosos.

De que forma os games ajudam no recrutamento do candidato?


Além de ser um processo mais descontraído, leve e moderno, os games no recrutamento são processos transparentes, têm retorno rápido, apresenta avaliações de diversos fatores, promove o engajamento e estimula o bom empenho dos candidatos.

A otimização do tempo no processo seletivo já é uma característica positiva e se ela está acompanhada de qualidade, então tem tudo para ser bem aceita no mercado para o processo de atração e seleção.

Veja algumas qualidades que podem aparecer no candidato durante os Games no recrutamento:

  • Visão estratégica;

  • Criatividade para resolução de problemas;

  • Planejamento;

  • Envolvimento nos processos decisivos;

  • Trabalho em equipe;

  • Capacidade de comunicação;

  • Raciocínio lógico;

  • Resiliência.

Quais dessas qualidades você possui ou deseja para sua empresa?


O que você achou sobre essa maneira de realizar os processos de contratação de pessoas? É, no mínimo, intrigante! Mas também é a resposta para a realização de processos seletivos menos desgastantes e mais atuais. Vale a pena enfatizar que essa atividade pode acontecer de inúmeras formas, com várias opções de processos gamificados para esse fim.

E se você se perguntou sobre quem realiza esse tipo de processo, saiba que há pessoas especializadas neste assunto, que são bons organizadores de jogos, profissionais qualificados e preocupados com a pessoa do candidato e com a empresa.

Portanto, não se preocupe em entender tudo. Mesmo porque a vida já se encarrega de nos surpreender sempre com os próprios desafios dela. Então permita-se viver novas experiências que atualizem sua carreira profissional e ainda possam possibilitar novas descobertas.


Você vai gostar de ler também: Seria um exagero falar que a vida é um jogo?

150 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page