top of page

Tecnologia em treinamentos: como usar a favor da sua equipe?

Os métodos de identificação e atração de talentos estão cada dia mais inovadores. No campo das inovações, e com a mesma importância, está a tecnologia em treinamentos, uma vez que atrair e fidelizar alguém, em uma empresa, são duas ações essenciais.


Então, para que você e seu negócio se atualizem sobre as inovações tecnológicas em treinamentos e motivação de equipe, preparamos este post. Afinal você não pode ficar de fora das atualizações do mercado.


Tecnologia em treinamentos - para que servem?


Antes de tudo, é bom reconhecer que vivemos na era da tecnologia. Essa característica do mundo moderno facilita a vida e dita as regras das inovações tecnológicas do momento; existe um ecossistema digital em que tudo está conectado.


Ora, vale lembrar da facilidade que uma reunião online trouxe para o mundo corporativo ou o quanto as pessoas têm se capacitado através de cursos usando plataformas digitais. Ou seja, o mundo digital nos possibilita muitos benefícios em tempo real.


Da mesma forma, as empresas contam com tecnologia em treinamentos atuais e assertivos para renovar a capacitação de seus colaboradores, tanto novos quanto antigos. E são diversos conteúdos para inúmeros fins, depende da necessidade da empresa ou do colaborador.


No entanto, a tecnologia em treinamentos não trata apenas de conhecimentos técnicos, mas é capaz de levantar uma equipe emocionalmente, unir pessoas em torno de um mesmo objetivo e ainda despertar talentos adormecidos dentro da empresa.


Então, podemos afirmar que a tecnologia em treinamentos está a serviço do crescimento da pessoa em todos os sentidos.


Tanto quando provoca novas descobertas ou ajuda a superar conflitos, quanto na renovação de conhecimentos que contribuem com a expansão da empresa.


Por que utilizar a tecnologia em treinamentos na sua empresa?


Como já afirmamos sobre a evolução da sociedade através do digital, bastaria dizer que o mundo está conectado, que as pessoas se falam, interagem e dão feedbacks mais rápidos pela internet. Mas vamos para mais motivos!


Quando uma empresa investe em tecnologia, em treinamentos, ela incentiva a construção de novos aprendizados. E isso acontece a partir de diferentes métodos de estudos e com recursos atuais que ajudam no desenvolvimento e crescimento tecnológico dos colaboradores.


Porém, existem mais benefícios:

Acesso a conteúdos atualizados a qualquer momento;
Redução de custos com materiais impressos e reserva de locais para treinamentos;
Disponibilização de conteúdos personalizados;
Flexibilização e otimização de horários para assistir e revisar as aulas;
Auxílio na atração de talentos através de processos seletivos mais prazerosos;
O uso da gamificação como recurso que, através de jogos, ajuda no engajamento das pessoas em diversas áreas, como negócios, saúde e vida social. Abaixo explicamos melhor!

Dessa forma, a tecnologia em treinamentos é uma grande aliada dentro das empresas, ainda que as reuniões e outras atividades continuem presenciais.

Portanto, oferecer ferramentas de capacitação e atualização com recursos digitais é uma maneira de investir em mudanças positivas para a empresa e o mercado de trabalho.


Quais são os principais tipos de tecnologia de treinamento?


A aplicação de uma tecnologia em treinamentos é a forma mais atual de potencializar os resultados dentro de uma empresa.


Com esse investimento, é possível que os colaboradores desenvolvam novas competências e que combinem ferramentas atuais com os conhecimentos necessários para o ambiente de trabalho.


Porém, a produtividade não está apenas ligada à realização de tarefas, mas a um bom ambiente de trabalho e à capacidade de superar conflitos e administrar desafios.


Por isso que a tecnologia em treinamentos dispõe de ferramentas tanto educacionais quanto motivacionais e ambas são importantes para o colaborador e para a empresa.


Separamos aqui alguns dos principais modelos online para que você escolha o melhor para o seu negócio.


Aprendizagem adaptada

A tecnologia em treinamento também se aplica na aprendizagem adaptativa. Esse é um método que busca criar ciclos de aprendizagem entre os colaboradores e repetí-los para que aprendam sobre um determinado assunto e se mantenham atualizados.


Assim, o uso de recursos como chatbots programados para tirar dúvidas dos funcionários, durante ou depois de uma capacitação, potencializa o conhecimento dos times de uma empresa e ajuda no processo de aprendizagem.


Dispositivos móveis

Os dispositivos móveis também servem como ferramenta de aprendizagem para os colaboradores de uma empresa.


Uma vez que os aparelhos tornam o treinamento mais dinâmico e inovador, já que são usados frequentemente, o que pode refletir em mais interesse de participação por parte dos funcionários.


Por exemplo, através de um smartphone, é possível assistir ao treinamento na modalidade EaD e ainda tirar dúvidas com os tutores, participar nos chats de conversas e manter uma comunicação ativa com os outros participantes.


Gamificação

A gamificação é uma metodologia que transforma capacitações em jogos para que o colaborador desenvolva novas habilidades de forma lúdica, se engaje durante todo o treinamento e até mesmo se integre melhor à empresa.

Isso pode ser aplicado por meio de resolução de problemas ou situações de conflito, entre outros. Diversas ferramentas são utilizadas nessa prática, como realidade virtual, avatar de um personagem da empresa, escape game, entre outros.


Podcasts

A tecnologia de treinamento em podcasts é uma maneira de integrar a aprendizagem corporativa com uma conversa descontraída, sem as amarras de capacitações profissionais, que exigem muitas vezes uma formalidade para o colaborador.


Assim, esse recurso permite que o funcionário aprenda sobre determinado assunto apenas escutando o bate-papo entre especialistas.


Team Building

O Team Building é um tipo de treinamento focado em aprofundar as relações, afinal, o trabalho em equipe agrega muito valor à cultura de uma organização; essa técnica reúne um conjunto de atividades que fortalecem as relações de um mesmo grupo ou equipe.


Um dos seus propósitos é tornar o trabalho do time mais colaborativo, coeso e com objetivos comuns, compartilhando informações e conhecimentos.


Este tipo de jornada reforça três pilares básicos entre os colaboradores: motivação, espírito de equipe e compartilhamento de experiências; além de melhorar a comunicação pessoal entre colegas, alimentar atitudes positivas e construir relações laborais a longo prazo.


Em síntese, há muitas possibilidades de atualizar os colaboradores de sua empresa. E a tecnologia em treinamentos veio em resposta a uma necessidade urgente do mercado de trabalho de encontrar e manter profissionais capacitados e motivados nas empresas.


A atração de talentos e a motivação de colaboradores são dois assuntos importantes para a Quest, que se dedica inteiramente a oferecer soluções em tecnologia de treinamentos apropriados, como a Gamificação e a Team Building para sua empresa.



27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page