Primeiramente, o que reduzir o turnover tem a ver com reter talentos?
Por vezes a alta rotatividade de pessoas em uma empresa está diretamente ligada à incapacidade ou até mesmo à habilidade de mantê-las na organização. Claro que alguém só decide ficar quando ela encontra motivos concretos para isso.
E no caso das empresas, os motivos envolvem muitos fatores de atração profissional, que atualmente exigem investimentos, em outras palavras é o employer branding. Por isso, reduzir o turnover está ligado à empoderar um negócio a partir de sua marca empreendedora.
Então, vamos falar melhor sobre isso a seguir!
O que significa reduzir o turnover?
Antes, vamos compreender melhor o significado de Turnover. Em português, o termo é o mesmo que "renovação", porém, no mundo dos negócios, e especificamente do RH, essa expressão se refere à rotatividade de colaboradores de uma organização.
Ou seja, diz respeito às contratações e desligamentos, bem como as suas consequências para o negócio. Portanto, esse cálculo representa quantas pessoas entraram e saíram da empresa em um determinado período.
Toda empresa possui uma taxa de rotatividade. Esse valor é real, calculável. Mas o excesso é prejudicial e sinaliza que algo não vai bem na empresa, por isso é importante observar e implementar ações a fim de reduzir o turnover.
Antes de reduzir o turnover, conheça o seus tipos:
O involuntário, quando a demissão acontece por iniciativa da própria organização;
O voluntário, quando o colaborador pede demissão;
O funcional, que é uma subdivisão do voluntário, ou seja, o colaborador apresenta um baixo desempenho;
O disfuncional, que é o contrário do funcional, e que acontece quando o colaborador de alto desempenho pede demissão.
Quais as principais causas do turnover?
O turnover pode acontecer por diversos motivos. Inclusive fatores positivos, quando por exemplo a empresa está em expansão e precisa encontrar colaboradores em vários lugares. Então até ajustar o fit cultural, pode ocorrer uma certa rotatividade.
No entanto, quando o turnover está alto, em um período de tempo, na maioria das vezes durante um ano, pode ser por causa de alguns desses fatores:
Colaboradores sobrecarregados;
Tratamentos diferentes para pessoas da mesma equipe;
Relacionamentos negativos com os que estão na liderança;
Falta de oportunidade de crescimento;
Cultura organizacional tóxica;
Remuneração abaixo do esperado;
Ausência de plano de carreira;
Falta de reconhecimento dos talentos.
Caso esse quadro apareça, são necessárias medidas de reversão, porque as consequências são enormes. Isso impacta na produção, nas relações entre os colaboradores e por fim na imagem da empresa, uma vez que as pessoas vão pensar bem antes de candidatar-se a uma vaga onde há mais gente saindo que permanecendo.
Employer Branding e rotatividade
Já conversamos sobre o turnover e seus efeitos. Agora, entendamos que a relação entre employer branding e turnover é diretamente proporcional, uma vez que quanto mais atrativa e bem vista for a empresa, menor será a taxa de rotatividade de colaboradores.
Assim, o employer branding é um conjunto de estratégias que uma empresa utiliza para construir e manter sua reputação como uma boa organização para trabalhar. Então, isso inclui ações como a valorização dos colaboradores, oferta de benefícios atrativos, cultura de inclusão e oportunidades de crescimento profissional.
Se o employer branding é uma forma de reter os talentos, logo ele é um caminho de prevenção para reduzir o turnover, já que é uma forma de reconhecer e valorizar as pessoas que investem seu tempo e profissionalismo dentro da empresa.
Quando uma empresa investe em sua marca empreendedora, como resultado, ela assegura muitos benefícios, entre eles, a permanência de seus colaboradores, algo muito importante diante de um mercado tão escasso em talentos e competitivo.
Employer Branding para reduzir o turnover
Podemos afirmar que o Employer Branding reflete na reputação de uma empresa. E como isso é fundamental para atrair talentos! Segundo pesquisas de mercado, as pessoas se detêm em detalhes quando se candidatam a uma vaga de emprego.
Por exemplo, elas procuram um ambiente saudável, com boas interações interpessoais; possibilidades de crescimento; reconhecimento e valorização do trabalho, entre outros benefícios.
Para isso, é fundamental que a empresa invista em employer branding para melhorar sua imagem e reduzir o turnover, uma coisa está ligada à outra. Ao tratar bem um colaborador, a rotatividade cai, a empresa ganha crédito no mercado e consegue segurar os talentos.
Assim, existem diversas estratégias para employer branding para reduzir um turnover! Observe algumas:
Fortaleça sua cultura organizacional
A cultura organizacional é o conjunto de valores, missão e comportamentos que comandam a vida de uma empresa. É importante criar uma cultura que valorize os colaboradores em diversos aspectos, seja financeiro até oportunidade de crescimento. Isso ajuda a reduzir o turnover.
Comunique-se de forma clara e objetiva
A comunicação é a alma do negócio! Estabelecer canais de comunicação abertos e eficazes ajuda o profissional a expressar sua opinião e a sentir-se parte da empresa.
Ofereça benefícios flexíveis e atrativos
Além dos benefícios tradicionais, como seguro saúde e férias remuneradas, as empresas modernas se destacam através da oferta de benefícios, como horários flexíveis, programas de bem-estar e desenvolvimento profissional etc. Esses benefícios ajudam a tornar o ambiente de trabalho mais atrativo e retêm as pessoas por mais tempo.
Atualiza-se constantemente
É importante que as empresas acompanhem as tendências do mercado, bem como as expectativas e necessidades de seus colaboradores, para que possam oferecer um ambiente de trabalho atrativo e desafiador. Dessa forma, é possível identificar áreas de melhoria e fortalecer as estratégias de employer branding e reduzir o turnover.
Um processo seletivo gamificado inova a empresa
Entre as estratégias de fortalecimento de uma marca empreendedora, existe no mercado um processo de atração que usa a gamificação como uma ferramenta para encontrar futuros colaboradores.
E quando se trata de gamificação, a Quest é especialista no assunto! Tratamos a seleção dos candidatos de uma nova forma, utilizando como método os jogos com base no RPG, para encontrar novos talentos; esse método beneficia tanto a empresa quanto o candidato.
A Quest aplica a gamificação para seleção com foco no seu fit cultura; para recrutadores que precisam aprimorar sua avaliação comportamental e para empresas que buscam a prática de team building.
Atualmente, a busca por talentos é a melhor forma de reduzir o turnover. Para que isso aconteça, há todo um caminho, com objetivos claros e um investimento seguro para construir entre a empresa e o candidato uma relação de colaboração e parceria.
Portanto, investir na seleção de candidatos através de novos métodos é também uma forma de se renovar, aprimorar pontos positivos da empresa, reduzir turnover e dizer ao mercado que a organização está pronta para enfrentar os desafios da atualidade.
Confira este conteúdo: Escassez de talentos: o que fazer para enfrentá-la?
Comments