Quando falamos em fit cultural o que te vem à mente? Em geral, esse termo é bem conhecido para quem deseja encontrar pessoas que estejam alinhadas com a cultura organizacional da empresa.
E sobre cultura organizacional, já está claro o significado desse termo para uma empresa? Então vamos conversar melhor e esclarecer mais sobre esses dois termos, afinal eles são importantes demais para melhorar a atração de pessoas para uma vaga.
O que é Fit Cultural?
Antigamente, as empresas contratavam profissionais apenas pela qualificação técnica. Isso ainda é importante, mas, com o desenvolvimento do mercado de trabalho, a valorização das pessoas, do ambiente de trabalho e da própria identidade da empresa, outras características se tornaram importantes.
Por exemplo, muitos profissionais buscam empresas onde eles tenham espaço para dialogar, participem das decisões, não sejam rígidas demais, prezam pela produtividade mais que por horários, sejam abertas a negociações, entre outras qualidades.
E se sua empresa não for assim ou se o candidato for a pessoa que faça seu trabalho e pronto! Não tenha interesse em crescer, nem seja proativa? Isso afeta diretamente nas relações. E como encontrar alguém que se alinhe ao perfil da empresa?
A resposta está em conhecer o fit cultural do candidato que se alinhe ao fit cultural da empresa, o que significa saber se ele dá certo com os valores e o jeito de ser da empresa. Isto facilita demais na escolha para preencher uma vaga, tanto para o candidato como para a instituição.
Portanto, o fit cultural é o ajuste bem alinhado entre o candidato e a cultura organizacional da empresa; é compartilhar valores, crenças, atitudes, postura, linguagem, gostos, objetivos de vida bem parecidos e comportamentos necessários de forma que todas saiam ganhando.
Qual a importância do fit cultural para a empresa?
É importante reforçar que o fit cultural é uma estrada de mão dupla, ou seja, a empresa e o candidato, um ao encontro do outro, e esse momento inicia uma relação de amizade, serviço, cooperação, ao longo do caminho.
Agora, entendamos a importância do fit cultural para a empresa! Mas antes precisamos esclarecer outro conceito fundamental:
Cultura organizacional ou cultural empresarial e corporativa é a forma com que a organização conduz seus negócios, trata os colaboradores e clientes. Logo, isso envolve comportamentos, crenças, valores, costumes, ou seja, é o jeito de ser da empresa.
Então, o fit cultural flui a partir da cultura organizacional da empresa e isso é muito importante ou todo o processo de seleção de candidatos não dará resultados positivos como se espera.
A análise do fit cultural não é uma etapa isolada no processo seletivo, porque ele deve ser um meio facilitador e não complicar o processo, e esta análise deve ter como objetivo claro de diminuir a rotatividade de colaboradores na empresa.
Além de que, a empresa encontra pessoas mais estimuladas e aptas a atingirem o objetivo da organização e que estão dispostas a se empenham para alcançar as metas, como também fortalecem a cultura organizacional, que é o cartão postal da empresa.
Como colocar em prática o fit cultural na empresa
Agora sabemos que o fit cultural alinhado à cultura organizacional é importante para o bom andamento da empresa. Então, vamos dar passos para implementá-lo e ter sucesso no processo de atração de colaboradores.
# Avalie as principais qualidades da cultura da organização
Não é possível que, logo de cara, a pessoa se encaixe em tudo que a empresa deseja, mas há qualificações que são fundamentais. Então, procure avaliar e traçar o perfil da pessoa que mais se aproxime da realidade da empresa.
Imagine que tipo de liderança, que participação as pessoas terão, como funciona a comunicação interna: de forma vertical ou horizontal, e de que forma as pessoas crescem dentro da organização.
# Mapeie e identifique lacunas
Com a definição de valores da empresa, é possível conhecer as lacunas ou falhas no caminho. Isso faz parte do processo, não há como corrigir sem conhecer os pontos fracos. Uma cultura organizacional não é rígida, mas ela se adapta e pode sofrer transformações; isso ajuda a acolher novidades de mercado empreendedor e atrair novos talentos.
# Crie um perfil para o candidato
Ter clareza das práticas presentes na cultura organizacional permite desenvolver um código de cultura na empresa. Esse documento ajuda a identificar o fit cultural e auxilia a identificar e alinhar o profissional aos objetivos da empresa.
O formato não é relevante, pode ser no papel, como um manual, eletrônico, em uma apresentação no powerpoint, mas o código de cultura deve conter:
os valores fundamentais da empresa;
a declaração de missão;
as tradições e crenças compartilhadas;
formas de trabalhar e viver de acordo com os valores da empresa.
Invista e reforce novos valores
A cultura organizacional diz o jeito que a empresa procede todos os dias. Ela impacta dentro e reflete fora, através, principalmente, da vida dos colaboradores. Por isso, o fit cultural é tão importante, porque ele harmoniza o perfil da empresa com as qualificações dos candidatos.
Então, aposte no fit cultural como um meio de atrair talentos, focando nas estratégias definidas na cultura organizacional.
Portanto, trabalhe para que sua equipe atue como verdadeiros promotores dos valores organizacionais. Esse investimento vai garantir maior adesão dos candidatos, tornando o processo mais eficiente e a seleção mais assertiva.
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