Tornar-se uma marca empregadora é uma estratégia essencial para manter-se em um mercado tão competitivo. A marca de uma empresa, a sua reputação e qualidade deve ser defendida antes por quem está dentro, ou seja, os seus colaboradores, do que por propagandas e comerciais.
Por isso, a marca empregadora está ligada diretamente a identidade de uma empresa. E quando falamos sobre identidade de uma pessoa jurídica, isso significa apontar a missão, valores e visão de um organização, ou seja, o que ela é. Logo, não é uma coisa rápida de se definir, mas é fundamental para se atrair!
E por falar em atração, você já pensou sobre o que um talento profissional quer encontrar quando abrir a descrição de uma vaga da sua empresa? Ou ainda, você saberia me dizer quais são as propostas que atraem mais os interesses de um bom profissional hoje? Pois, isso também faz parte de uma boa marca empregadora!
E ainda, que ambiente as pessoas escolhem para trabalhar hoje? O que faz alguém abrir mão de outras propostas para permanecer onde está? E quando o assunto é permanecer, que motivos os colaboradores têm para continuar na mesma empresa por mais de cinco anos?
Quantas perguntas, não é mesmo? Mas o que tudo isso tem a ver com a marca empregadora? É exatamente isto o que vamos descobrir agora!
Marca empregadora, por que pensar nisso?
O termo em inglês para marca empregadora é Employer branding, que significa a utilização de conjunto de ações para alcançar a imagem de uma empresa que é uma boa empregadora.
Mas na prática, o que define se um negócio tem ou não uma marca empregadora?
Primeiro, que não é algo superficial ou de aparência. Estamos falando de uma pessoa jurídica, que tem muitas pessoas trabalhando dentro dela. Então, o primeiro passo é olhar para dentro da empresa e compreender profundamente a sua missão, visão e valores. Mas, este é só o início para uma caminhada em direção a uma verdadeira marca empregadora.
Ser uma boa empregadora não é uma reputação que se alcança do dia para a noite. Isso exige um bom trabalho interno e externo. Por isso é tão importante investir em profissionais, novos métodos de atração e seleção, incentivos financeiros, flexibilidade e adaptação a novas realidades do mercado.
Em terceiro lugar, mas não menos importante, é preciso dar passos bem concretos para se tornar uma marca empregadora, adaptando-se de verdade às realidades e exigências do mercado, mas tudo isso sem perder a própria identidade, reforçando os valores e interpretando desafios como uma oportunidade de crescimento.
Mas, a fama de uma empresa em ser um ótimo lugar onde se trabalhar exige uma contrapartida. Ou seja, esforços suficientes e concretos, capazes de manter quem já faz parte do quadro de colaboradores, e ao mesmo tempo, atrair novos talentos, tudo isso ainda mantendo um cadastro de vagas reservas sempre atualizado.
A marca empregadora e os anseios do profissional de hoje
Segundo pesquisas de mercado, alguns fatores são prioridades para quem procura uma marca empregadora hoje. E a primeira delas é um bom salário, depois vem o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, como também condições de trabalho flexíveis.
Isto porque as pessoas não querem mais ficar presas unicamente, quase que submissas à vontade dos empregadores. Bons talentos estão buscando oportunidades de crescimento! Esses profissionais querem adquirir novas competências, participar das decisões e ter clareza quando o assunto são as metas de uma empresa.
Por isso, as marcas empregadoras devem oferecer um conjunto de benefícios e não só um bom salário. Afinal, quem não gostaria de conviver em um ambiente com bons relacionamentos, que incentiva a saúde mental e crescimento profissional? Isso é fundamental para estes novos talentos que estão no mercado, Eles procuram propósito no que fazem!
Por isso, além de definir sua empresa, é preciso entender o profissional do mercado de hoje. Isso garante vantagem competitiva, empodera a organização e poupa muito trabalho externo e interno com a seleção de candidatos, principalmente em áreas que tendem a ter mais rotatividade de profissionais.
Construa uma marca forte e disputada
Definir a missão, o valor e a visão da organização não significa que ela não possa ser alinhada ou reavaliada com o passar do tempo, mesmo porque vivemos em constante mudanças. Logo, é preciso ficar de olho sempre nas motivações e mudanças do mercado.
Isto também pode acontecer quando falamos de marca empregadora, mas existem propostas que estão sempre em alta e ajudam uma a ser ter uma marca forte. Veja as principais:
Compensações diversas: isto significa manter uma satisfação salarial entre colaboradores com promoções e aumentos salariais, conquistas e oportunidades.
Benefícios interessantes: já neste caso, estamos falando de benefícios como férias, plano de saúde e flexibilidade.
Plano de carreira: este aspecto envolve as oportunidades de progressão e desenvolvimento, estabilidade, treinamento e educação no trabalho, também está relacionado a avaliações e feedbacks.
Ambiente de trabalho que valha a pena: este é um fator muito importante porque envolve reconhecimento, autonomia, realização pessoal, equilíbrio entre vida e carreira.
Cultura organizacional: está ligada ao entendimento dos planos e objetivos organizacionais, suporte e colaboração de times, responsabilidade social e propósito.
Se analisarmos bem, não é difícil proporcionar pelo menos metade dessas situações para os colaboradores. Mas é desafiante manter a empresa sempre atualizada e disposta a trabalhar no ‘por que’ e no ‘como’ se tornar uma marca empregadora.
Mas se há um segredo para não perder a preferência entre os colaboradores, é trabalhar em uma proposta forte que gere uma força de trabalho engajada, alinhada, motivada e que compreenda a direção estratégica da empresa.
Acredite na sua marca empregadora!
É comum se perguntar, a essa altura do campeonato, o que fazer pela empresa? Porque de fato estamos em um campo competitivo quando se fala em manter uma empresa com todas as suas exigências, ao lado, com o mesmo peso e valor, colaboradores comprometidos.
Sem contar que, realmente, há investimentos que são de longo prazo, como por exemplo, a consolidação da cultura organizacional da empresa.
Mas é possível e acessível construir uma marca empregadora forte, se tivermos diante dos olhos 5 pontos essenciais:
Tenha um objetivo claro para sua marca;
Trace estratégias de curto e longo prazo;
Crie benefícios para seus colaboradores;
Divulgue sua marca empregadora com recursos visíveis e verdadeiros.
Faça avaliações e confira resultados - tanto de investimentos com colaboradores, como a imagem da empresa no mercado.
Por fim, não tenha medo de apostar em novas iniciativas, principalmente de atração de novos talentos, porque será uma inovação dentro da empresa e a colocará em situação de competitividade no mercado atual.
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