Motivação no trabalho é um assunto que merece atenção. Inclusive podemos até perguntar, o que é motivação? O dicionário diz que motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos.
No entanto, esse impulso tem influências diversas e envolve aspectos emocionais, biológicos e sociais. Além disso, é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos.
Se tratarmos a motivação no campo profissional, aproveitaremos esse conceito ao pé da letra, uma vez que o trabalho se relaciona à realização profissional, que implica em alcançar objetivos, reconhecimento, crescimento e dentro de um bom ambiente de trabalho, porque as relações no trabalho também influenciam na motivação.
Ou seja, motivação no trabalho é um assunto amplo que não se esgota aqui, mas vamos desbravar um pouco esse território e oferecer algumas dicas práticas para lidar com a desmotivação. Acompanhe!
Motivação no trabalho ou desmotivação?
Falar de motivação no trabalho é reconhecer que há desmotivação também. Mas as causas da desmotivação variam entre fatores internos, que dizem respeito ao ambiente, e externos.
Ambos são desafiadores, mas os internos são mais preocupantes, porque dizem respeito à empresa. Já os externos podem se dar pela própria situação econômica do país e do mundo, que é difícil de controlar.
Agora, a pessoa desmotivada apresenta alguns sinais que são fáceis de identificar, como: falta de foco no trabalho; reclamações constantes; atividades não realizadas ou mal feitas; mudanças de comportamento e humor; distanciamento de colegas; faltas injustificadas, entre outras.
Porém, quais motivos são responsáveis pela baixa motivação no trabalho? Observe causas de desmotivação no ambiente de trabalho:
Metas altas demais ou pouco desafiadoras
Esse motivo está entre os que mais causam desmotivação no trabalho, porque quando não se alcança uma meta de forma recorrente, a pessoa se sente incapaz e logo se desmotiva. Porém, o contrário também produz desânimo. Se a pessoa não tem desafios, ela entrega sempre o mínimo e não se esforça para crescer.
Comunicação ineficiente
A comunicação é a alma do negócio! Se há muitos ruídos, ausência de clareza, pouca comunicação e ruim, então a empresa demonstra desorganização, falta de zelo pelos funcionários e a motivação no trabalho tende a diminuir.
Conflitos nas equipes
O clima no ambiente de trabalho é construído dia a dia pela interação entre funcionários, líder e empresa, por meio de uma equipe. Contudo, a equipe é composta por pessoas com experiências, opiniões e visões de mundo muito diferentes, o que na verdade é saudável para a diversidade do time.
No entanto, quando as diferenças tornam-se motivo de constantes conflitos e desarmonia na equipe, o clima organizacional tende a ser tenso, o que pode levar à desmotivação profissional, pois o funcionário não irá mais desejar estar naquela equipe e vivenciar conflitos destrutivos.
Ambiente de trabalho hostil
Além dos conflitos entre os colaboradores de uma equipe, a tensão no ambiente de trabalho também se dá por conflitos com a liderança e com a própria empresa, através da pressão causada pelos gestores e pelas políticas da instituição.
Nesse caso, o ambiente de trabalho torna-se hostil, quando, a qualquer momento, pode ocorrer um conflito que prejudique a equipe. Um ambiente hostil é caracterizado pela competitividade entre os funcionários, comunicação não assertiva, fofocas, baixo rendimento, alta rotatividade de pessoas e desmotivação profissional.
Falta de reconhecimento
Falamos sobre três pontos importantes que produzem falta de motivação no trabalho. Agora, além delas, existe a falta de incentivo profissional, que envolve muitos fatores, como: ausência de investimento, pouco ou nenhum reconhecimento. Logo, a pessoa se sente desvalorizada pela empresa, afinal a dedicação pede, no mínimo, um reconhecimento concreto.
5 estratégias para aumentar o engajamento
Os motivos que tratamos acima sobre a falta de motivação no trabalho são as setas para encontrar estratégias a fim de reverter esse quadro.
Claro que uma empresa que se preocupa com seus funcionários não deixará que esses motivos se acumulem, mas inclui sempre em seu planejamento formas de trabalhar a desmotivação em sua equipe. Veja algumas delas:
Favorecer novos desafios
A profissão precisa ser desafiadora, no sentido de despertar o interesse do profissional em crescer e se desenvolver, vencendo desafios que mostrem o quanto ele é capaz e competente. Após um desafio ser vencido, novos desafios precisam ser enfrentados.
Investir no seu crescimento profissional do funcionário
A motivação no trabalho está diretamente relacionada com o crescimento profissional. Ora, se um profissional não pode crescer e se desenvolver, não há muito sentido em exercer sua profissão. Investir no crescimento profissional, como na conclusão de um novo curso ou especialização, ajuda a manter a motivação profissional.
Reconhecer o trabalho dos colaboradores
Valorize o empenho, dedicação e realização dos seus colaboradores. Mostre que você está atento a eles, que reconhece aquilo que eles fazem e a importância deles para a empresa. Cite-os quando tiver oportunidade e expresse para a empresa o quanto eles são importantes.
Feedback mais empático
Dar um retorno sobre determinada atividade, projeto ou esforço é uma atitude de todo líder de empresa. Mas existem várias formas de feedback, como também o momento para isso. Logo, apresente um feedback simpático, com pontos construtivos, na hora e ambientes certos. Isso faz uma grande diferença para quem procura uma motivação no trabalho.
Cuide da Saúde Mental
Manter a saúde mental é essencial para qualquer profissional. São muitas as situações que ocorrem no ambiente de trabalho que podem levar a um desgaste emocional, o que pode afetar a saúde de todo o corpo.
Por mais que os problemas sejam externos ao profissional, relacionados por exemplo à pressão ou problemas na empresa onde atua, isso pode afetar seu equilíbrio.
Portanto, é importante a realização de atividades que melhorem a saúde mental das pessoas na empresa e que também sejam proporcionadas pelos líderes. Isso demonstra empatia e zelo pela a equipe de trabalho.
Team building - uma forma de manter-se motivado
Falamos muito sobre motivação no trabalho e desmotivação também. No entanto, há formas de evitar que a desmotivação tome conta do desempenho profissional do funcionário. Por isso, vamos conversar sobre Team Building.
Em outras palavras, o termo se refere a uma série de atividades para melhorar as relações dentro da equipe e, portanto, seu desempenho. Ou seja, Team Building é um novo tipo de treinamento que tem como foco melhorar as relações entre os funcionários e fornecer técnicas de desenvolvimento emocional e comportamental.
Mas como isso gera motivação no trabalho? Exatamente porque o Team Building melhora as relações, otimiza o alinhamento, destaca a liderança e consequentemente aumenta a motivação diária que sofre influência de muitos fatores que já citamos.
Como se trata de atividades, o Team Building normalmente é feito em ambientes mais abertos e espaçosos fora do local de trabalho. E é devidamente planejado, não é um lazer de última hora e a equipe é informada sobre isso, portanto faz parte do planejamento.
Quando se trata de motivação no trabalho, o Team Building é uma ótima solução, porque ao mesmo tempo que possui um objetivo claro. Ele acontece com esportes, dinâmicas e atividades lúdicas que ajudam na interação da equipe, na descoberta de novos talentos e abre novas possibilidades para vencer a desmotivação.
Em síntese, a motivação no trabalho não depende apenas da pessoa, mas há um conjunto de fatores que influenciam. E a empresa que preza pelo funcionário, pela qualidade do serviço e por um bom resultado para o cliente, pode utilizar o Team Building para ajudar.
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