Soft skills é um termo familiar para você? Pois ele é bem utilizado pelas corporações, quando tratam sobre o profissional do futuro, tempo esse que começa agora!
A tradução de soft skills em português é habilidades comportamentais, ou melhor, competências socioemocionais. Portanto, são capacidades que uma pessoa desenvolve ao lidar com os desafios impostos pelo convívio social e profissional. Sendo assim, são diferentes de hards skills. Ou seja, competências técnicas, adquiridas através do conhecimentos, dos estudos, da faculdade e que muitas vezes são mais valorizadas pelos profissionais do que as habilidades emocionais.
Mas você sabia que o profissional da atualidade sabe responder com competências técnicas e com habilidades emocionais as demandas do mercado de trabalho? Às vezes é preciso mais equilíbrio emocional que conhecimento para resolver um desafio.
Por isso, vamos conversar sobre soft skills e indicar as mais procuradas pelas organizações no profissional hoje. Confira!
O que é soft skills
As soft skills trata de conceitos subjetivos, porém bem percebidos em um profissional. Elas são compreendidas como a capacidade que alguém tem em se relacionar com o meio e as pessoas, na verdade são um conjunto de habilidades relacionais.
Dentro das empresas, as soft skills são reconhecidas como aptidões interpessoais que descrevem a capacidade que a pessoa tem de trabalhar em equipe, administrar conflitos, disponibilizar seus talentos e principalmente se adaptar a mudanças constantes.
Essas e outras qualidades são fundamentais em alguém que deseja se destacar como líder. Apesar de serem pessoais, bem subjetivas, elas podem ser adquiridas e até descobertas, depende da disposição que a pessoa tem para alcançar determinadas habilidades.
E diferente das hard skills, que são competências técnicas, a soft skills não se adquire em universidades, mas ao lidar com conflitos e na busca por soluções para os mesmos. Além disso, se destaca como uma qualidade relevante quando as empresas procuram novos profissionais.
Importância das soft skills
Segundo um relatório realizado pela Deloitte na Austrália, as soft skills serão responsáveis por dois terços de todos os empregos até 2030. Isso significa que as pessoas precisam comprovar competências como comunicação, trabalho em equipe, resolver problemas complexos, bem como inteligência emocional, ética profissional e cidadania global.
Logo, não é à toa que as habilidades socioemocionais estão em alta, dada sua importância para a saúde emocional da própria empresa, porque se as pessoas convivem bem entre si e superam conflitos, então toda a organização se beneficia.
Por isso é interessante que o profissional que deseja seu espaço nas organizações hoje invista na descoberta de seus talentos emocionais e trabalhe suas habilidades interpessoais. Agora, entenda quais são as soft skills mais procuradas!
Quais as soft skills mais procuradas
Há várias qualidades que entram nas listas das soft skills, mas vamos citar as mais relevantes. Tenha como cenário o ambiente de trabalho, um lugar competitivo, exigente, mas também o espaço de interação e conquistas profissionais.
# Resiliência - resiliência é a capacidade de se refazer de situações difíceis sem culpar ninguém, nem se autocondenar. Na maioria das vezes, as situações complexas e inesperadas, mas comuns em mercados competitivos sob constante pressão.
# Flexibilidade e adaptabilidade - as duas caminham juntas. A resiliência ameniza os impactos e a flexibilidade e a adaptabilidade impulsionam a seguir em frente, porque elas ajustam novas condições, tarefas, prazos e até responsabilidades novas.
# Trabalho em equipe - esse item é fundamental para a vida da empresa. Atualmente, o estilo de liderança é o de trabalho em equipe. Isso pressupõe diálogo, convivência, reconhecimento do outro, colaboração e resultado coletivo.
# Comunicação e inteligência emocional - mais duas competências que andam de mãos dadas. A inteligência emocional está ligada à empatia (colocar-se no lugar do outro) porque quem sabe lidar com as próprias emoções, compreende melhor o outro, e a comunicação é o motor das relações.
Então, é preciso compreender as pessoas em suas limitações e grandezas, como também saber falar, conversar, corrigir, seja ao vivo ou por escrito. A comunicação é quase a alma do negócio, porque destrói muros e constrói pontes em todas as relações empresariais.
# Criatividade e inovação - apesar da inteligência artificial estar se destacando em muitas áreas do mercado de trabalho, a pessoa humana continua se destacando na criatividade. Ela é capaz de muitas inovações, resoluções de conflitos e organização da ordem nas empresas, isso também é criatividade e inovação.
Descubra seus talentos e habilidades
Após essa lista de habilidades emocionais, a pergunta agora é: você sabe quais habilidades possui e como desenvolver aquelas de que precisa? É fato que as organizações precisam dessas habilidades para alcançarem resultados positivos na oferta do serviço ou do produto. Esse é o percurso das empresas hoje, principalmente quando se procura profissionais qualificados, como também para melhorar o ambiente de trabalho da organização.
Aí entra a gamificação, uma forma rápida de descobrir talentos, habilidades e competências! Esse método consiste na utilização da diversão e do lúdico para aumentar o engajamento, a motivação dos colaboradores e desenterrar seus soft skills!
Seria, portanto, uma mágica? Não mesmo! Mas uma forma descontraída de interagir consigo, com os outros, em situações complexas, através dos jogos. Uma simulação de RPG, por exemplo, é capaz de provocar:
Conhecimento
Autoconfiança
Produtividade
Trabalho em equipe
Engajamento
E de que maneira isso acontece? Através de uma sessão gamificada, o candidato se submete a um jogo, divertido, mas que pede sua ação e reação. E então é possível descobrir o que alguém é capaz de fazer para ‘salvar’ seu povo ou sua empresa.
Parece interessante? Que tal acreditar e investir em um procedimento novo de descoberta de talentos e agregá-los ao seu currículo quando for descrever seu soft skills?
Conheça a Quest e como a experiência da gamificação pode mudar sua vida profissional!
Já pensou nisto: E se a sua entrevista de emprego, ao invés do recrutador, tivesse um narrador de jogo?
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