O Employee Experience é uma ferramenta que interessa àqueles que desejam destacar sua empresa no mercado através da inovação, ou seja, com novas ideias que os colocam à frente da concorrência. Mas, vamos explicar melhor!
É fato que para muitos colaboradores, as empresas onde estão ocupam bastante o seu tempo, chega a ser sua segunda casa; e os colegas de trabalho, as pessoas com quem mais convivem!
Logo, o ambiente de trabalho se torna um lugar muito importante, sendo fundamental promover o bem-estar físico, psicológico e financeiro da pessoa, em vista da sua realização profissional, como também a saúde da empresa.
Para isso serve o Employee Experience: essa técnica coloca o colaborador como centro e faz com que a companhia invista todas as suas energias e promova equipes de alta performance. Parece interessante? Então descubra mais sobre esse valioso tema!
O que é Employee Experience?
O employee experience significa literalmente experiência do funcionário. Porém, na prática, sua estratégia é colocar o colaborador como foco central das decisões tomadas pelos Recursos Humanos e promover ações que visam o crescimento e bem-estar das equipes na corporação.
No entanto, essas ações não se limitam a uma política de trabalho flexível ou a um pacote de benefícios. Mas é um conjunto de atitudes que somadas produzem segurança, autoconfiança, sentimento de valorização e modificam os resultados dentro e fora da empresa.
Na verdade, o employee experience engloba diversos fatores durante a jornada do funcionário pela empresa. Desde suas interações com a liderança, equipes e tantas outras percepções à medida em que se envolve com o serviço que realiza na organização
Agora, essa dinâmica do employee experience precisa começar no processo seletivo, desenrolar-se na empresa até o momento do desligamento. Isso é inovador? Sim, como também desafiador, porque são poucas as empresas que colocam essa ideia em prática.
Principais vantagens do employee experience?
A partir das vantagens é possível compreender de que forma essa metodologia é praticada. Observe como ela favorece o colaborador e reflete na empresa:
Maior engajamento e produtividade
Quando os colaboradores percebem que são valorizados e que têm chances de ascensão na empresa, eles aumentam seu engajamento e produtividade.
Crescimento na atração e retenção de talentos
Se o employee experience estiver presente nas etapas de recrutamento e seleção, torna-se mais simples promover aumento na atração e retenção de talentos.
Afinal, quem não for admitido, não se frustra e quem for selecionado comunicará a experiência de forma positiva e irá se esforçar para permanecer na empresa.
Melhoria na qualidade de vida do profissional
Quando o trabalhador atua em um ambiente no qual o espaço físico, cultural e as condições psicológicas são favoráveis, sua qualidade de vida melhora. Como citamos no início, o ambiente de trabalho é um lugar que ocupa muito espaço na vida das pessoas.
Logo, boas condições de desenvolvimento, líderes compreensivos e um ambiente físico acessível e higiênico são favoráveis para evitar o estresse, as cobranças e a baixa produtividade. E com isso a atividade flui de forma tranquila e positiva.
Aumenta a satisfação do cliente
Por fim, o employee experience promove o aumento na satisfação do cliente, uma vez que todo mundo deseja ser atendido por um profissional preparado, confiável e engajado. E esse é o resultado quando a empresa valoriza a experiência do funcionário.
Como implantar essa estratégia inovadora?
O employee experience é uma oportunidade de construir um ambiente corporativo à altura das melhores estratégias do mercado com relação à gestão de pessoas. Apesar de contar com a adesão de muitas empresas, ela faz a diferença a partir de práticas básicas:
Escuta atenta dos colaboradores - Escuta é primordial para evitar ruídos na comunicação. Imagine quando se envolve tantos processos dentro da empresa! Logo, escute seus colaboradores porque eles têm algo a dizer e contribuir com o serviço que eles mesmos realizam.
Alinhamento dos interesses dos colaboradores com os da empresa - É importante esclarecer que, após ouvir o colaborador, há o alinhamento dos interesses dele com as expectativas da empresa. Isso significa que nem todas as opiniões, ideias ou pedidos serão aceitos, mas há um esforço e a colaboração de ambos é fundamental.
Construa um ambiente de trabalho favorável - O diálogo e o alinhamento entre colaborador e empresa são dois passos importantes para favorecer um bom ambiente de trabalho. Isso não diz tudo sobre a cultura organizacional porque esse ponto é bem mais amplo, mas está inserido dentro dela. Desse modo, um ambiente agradável faz toda a diferença na vida de um profissional!
Não deixe de lado o acompanhamento
Optar pelo employee experience é uma estratégia que coloca a empresa à frente dos concorrentes, sobretudo em um mercado cada vez mais competitivo. Dessa forma, aplicando essas dicas de Employee Experience, o seu negócio pode gerar resultados ainda maiores, conquistar mais clientes e profissionais talentosos.
Mas, essa metodologia pode parecer desafiadora? Não se houver o acompanhamento necessário do início ao fim do processo e o apoio da alta liderança, sem contar que os resultados positivos dentro e fora da empresa superam qualquer obstáculo durante essa jornada!
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