Já imaginou uma empresa onde não existe feedback no trabalho? Significa que ninguém consegue apresentar sua opinião sobre assuntos relevantes ou, pior, não há acompanhamento das atividades em vista do crescimento profissional e da equipe.
A falta de feedback torna muitas situações complicadas! Veja bem, além de retardar o desenvolvimento dos colaboradores, influencia na motivação e reflete de maneira negativa na produtividade.
Mas o contrário é altamente positivo, ou seja, realizar feedback no trabalho é o mesmo que dizer que, naquele ambiente há interesse no crescimento do profissional e a valorização das suas ideias.
Por isso, vamos falar não apenas sobre feedback, mas o bom feedback no trabalho e seu resultado na vida do profissional e da organização. Confira!
Feedback no trabalho - para que serve?
Antes, vamos entender o significado de feedback. A palavra se traduz por “retroalimentação”, ou seja, retorno da informação ou do processo passado, e é muito utilizado na área científica, no campo empresarial e nas relações humanas e de desempenho.
Quando aplicada na gestão de pessoas, é uma ferramenta de comunicação importantíssima, porque gera relacionamento, transparência, atenção da parte de quem dá e de quem recebe e, quando bem utilizada, traz benefícios para os dois lados.
Já sinalizamos um pouco sobre a serventia do feedback! Mas entre seus diversos benefícios - que vamos citar à frente - o mais significativo é o fortalecimento da comunicação interna, que é responsável pelo alinhamento entre a empresa e o colaborador.
Agora, dar ou receber um feedback no trabalho não é fácil, porque às vezes isso se confunde com elogio ou crítica construtiva. Por isso, é importante entender por que fazer, como, quando e estar pronto a colher o seu resultado. Mas vamos detalhar melhor!
Importância do feedback no trabalho
Pesquisas recentes mostram o quanto o feedback no trabalho é um dos grandes responsáveis pela satisfação das pessoas no campo profissional. De fato, empresas bem-sucedidas atribuem seu crescimento também à capacidade de comunicação com seus colaboradores.
Então, para a empresa, os benefícios do feedback no trabalho impactam toda a cadeia produtiva; influencia na tomada de decisões, porque mais pessoas participam e também se comprometem; gera empatia, resiliência e coloca a empresa em outro patamar de relacionamento, tanto com os colaboradores como com os clientes.
Para o profissional, o feedback no trabalho ajuda a melhorar o desempenho das funções, porque ele acaba desenvolvendo melhor os soft skills, além de ser uma característica que destaca um ótimo líder no mercado de trabalho, como alguém capaz de ouvir e falar com sua equipe, dar importância às opiniões e colocar em prática na empresa.
Portanto, avaliações contínuas e abertas oferecem aos profissionais e à empresa a oportunidade de melhorar os relacionamentos, o ambiente organizacional e por fim o resultado do trabalho. Além de motivar o colaborador a ser protagonista em sua área de atuação.
Como dar e receber feedback
Existem vários tipos de feedback, mas de forma geral, há alguns comportamentos, por parte de quem dá e de quem recebe, que são comuns e se aplicam a todas as formas de feedback no trabalho.
Primeiro, feedback se promove, ou seja, tem todo um preparo, é uma ação no âmbito profissional, logo, pede postura certa de quem realiza; não pode acontecer no ímpeto das emoções, muito menos por causa de afinidade ou desafeto com alguém da equipe.
Sendo assim, selecionamos pontos fundamentais para que o feedback no trabalho seja produtivo:
Para quem dá o feedback
Tenha clara a motivação do feedback. Isso exige um acompanhamento das atividades e do desempenho do profissional com quem você conversará. Por isso, é fundamental que o feedback no trabalho seja uma ação recorrente, ou seja, o profissional sabe que haverá e quando acontecerá. E se o for a primeira vez, é interessante que seja comunicado previamente, afinal as pessoas têm o direito de entender os processos da empresa.
Tendo os objetivos do feedback, escolha a melhor técnica para realizá-lo. Existem vários tipos de avaliação e muitas maneiras de fazer. Mas também, associada a qualquer uma delas, está o seu perfil de liderança, ou seja, como você lida com seus colaboradores, a forma de tratá-los e também de avaliá-los. Feito isso, organize o momento e coloque em prática a ação.
Observe o impacto que isso causou. Agora, exige-se uma certa capacidade de fazer leitura comportamental. O jeito que alguém reage ao feedback também merece avaliação, claro que não diz tudo sobre a situação, mas é um ponto de partida que merece atenção. A partir da reação é que serão dados os próximos passos, ou seja, os desdobramentos do feedback inicial. Agora, cabe ao responsável gerenciar o que vem depois, a fim de que a avaliação seja um benefício para ambas as partes.
Registre o feedback qualquer que forma modalidade ou recorrência escolhida o registro do que foi conversado e principalmente, dos combinados que saíram precisam estar anotados para que você e o colaborador tenham clareza e lembrança de onde estão indo.
Para quem recebe o feedback
Antes de tudo, veja o feedback no trabalho como algo positivo, ou seja, ele é um instrumento que ajuda a melhorar o lado profissional. Portanto, esteja atento aos pontos colocados e participe ativamente do momento. Escute, deixe a pessoa concluir e faça perguntas, se necessário, para entender o processo de avaliação.
Não leve o feedback para o lado pessoal. Apesar do ambiente de trabalho favorecer relacionamentos e amizades, ele é também o local de trabalho, então procure entender que as colocações ali se tratam das atividades laborais e não são aspectos da sua vida pessoal.
Por fim, comunique-se! Dê sua opinião sobre o que foi colocado no feedback. Por vezes, as pessoas acham que o processo avaliativo é apenas ouvir e balançar a cabeça, mas isso não muda as situações. Você terá seu espaço para opinar e é importante aproveitar como oportunidade não de defesa, nem de vanglória, mas de crescimento.
A Quest acredita em bons feedbacks
O feedback no trabalho é uma oportunidade de contato mais estreito com o colaborador que favorece os relacionamentos interpessoais na empresa, sem deixar de ser avaliativo.
Logo, esse momento precisa ser construtivo, evitando humilhações e palavras duras demais, ainda que haja cobranças ou correções, uma vez que a vida das pessoas está além de um trabalho ou um ambiente corporativo.
Por isso, a Quest acredita em feedbacks positivos nos processos de seleção e investe na gamificação como uma forma de descobrir nos candidatos o que de melhor possuem para oferecer às empresas.
Dessa forma, a Quest investe em relacionamentos autênticos nos ambientes profissionais desde o início do processo de seleção, com feedbacks positivos e assertivos sobre as competências e habilidades das pessoas.
Esclareça mais sobre esse processos construtivos, acessando nosso site!
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