Você sabia que as empresas que têm a diversidade e inclusão desenvolvem melhores talentos, aumentam o envolvimento dos colaboradores e atraem mais clientes? Isso prova o quanto o assunto é importante e tem força de inovar as organizações.
Segundo uma pesquisa da GPTW, uma consultoria que trabalha com diversidade, 93% das empresas premiadas no Ranking das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil em 2021 contam com alguém responsável por combater a discriminação e promover a diversidade.
Por que será que as empresas colocaram alguém só para promover a diversidade e a inclusão?
Será que o Brasil possui diversidade? E como a inclusão é trabalhada? Afinal, o que significam esses termos? São muitas perguntas para provocar uma leitura mais atrativa.
Agora, vamos às respostas, porque esse assunto não pode apenas ficar no papel, precisa estar nos corredores, nos escritórios, em todos os lugares, materializados em pessoas que têm todo o potencial de tornar sua empresa atualizada em diversidade e inclusão.
Entenda o que é diversidade e inclusão
Historicamente, o Brasil é um país diverso demais. São várias etnias, identidade de gêneros, orientação sexual, pessoas com deficiência, entre outros. Esse panorama reflete na sociedade e não há como as empresas ficarem fora desse quadro.
Então, o que é diversidade e inclusão? Diversidade é a variedade de características e traços que as pessoas possuem, como gênero, raça, idade, orientação sexual, religião, entre outros.
Já a inclusão, envolve medidas que fazem com que essas pessoas participem da vida em sociedade; tenham trabalho justo e equitativo; recebam oportunidades para crescer como estudante, profissional, enfim, como pessoa de direito, assim como trata a Constituição.
Dessa forma, diversidade e inclusão caminham juntas! Principalmente quando o assunto é trabalho. E uma ação que destaca as empresas atualmente é contratar pessoas com diferentes perspectivas e habilidades para enriquecer seu quadro de profissionais.
Inclusive, uma pesquisa recente comprovou que 71% dos jovens qualificados, em busca de emprego, preferem lugares que valorizam a diversidade, essa característica é um requisito para eles, porque são contrários a qualquer tipo de preconceito.
Logo, uma equipe diversa atrai mais candidatos e ajuda a empresa a se diferenciar da concorrência. Ainda mais: diversidade e inclusão promovem um ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo, isso aumenta a satisfação das pessoas e a retenção de talentos.
Vantagens da diversidade e inclusão em sua organização
As vantagens da diversidade e inclusão para as empresas são cada vez mais claras, embora ainda existam poucas iniciativas que favoreçam de forma prática essa realidade.
Mas vamos citar algumas vantagens que se destacam nas empresas que oportunizam diversidade e inclusão:
Maior vantagem competitiva, porque existe um mercado novo surgindo tanto com profissionais quanto com consumidores que se identificam e vivem a diversidade e a inclusão;
Um conjunto de experiências, bases de conhecimento e personalidades diversas surgem e impulsionam o sucesso individual e o crescimento geral dos negócios;
Quando funcionários que diferem em muitos aspectos de seus colegas sentem que sua presença em uma organização é valorizada e respeitada, eles prosperam e a empresa, por sua vez, se beneficia de suas ideias e habilidades com exclusividade;
Há um fortalecimento do ambiente interno da empresa, uma vez que a diversidade e a inclusão são tratadas como um assunto importante, como pauta de encontros e essas iniciativas derrubam barreiras e engajam melhor a equipe.
Porém, para que essas vantagens sejam vistas e façam toda a diferença dentro da empresa, é preciso iniciativas. Com isso, a organização precisa desenvolver melhor sua cultura e repensar sua forma de conduzir os processos seletivos a fim de que todos se sintam bem-vindos.
Como implementar a diversidade e a inclusão?
Para que exista um ambiente acolhedor, diverso e respeitoso, diversidade e inclusão devem fazer parte dos valores da empresa.
Assim, implementar iniciativas voltadas para essas áreas é uma maneira de introduzir esses valores na prática, através de planejamento e ações efetivas para que a diversidade e inclusão se tornem uma realidade no ambiente corporativo.
Comece por algumas dicas:
Desenvolver uma cultura organizacional respeitosa e inclusiva
A cultura organizacional é a base para que exista um ambiente respeitoso, inclusivo e harmonioso nas organizações. E os primeiros passos são dados pelas lideranças das empresas. Elas abrem as portas para novos protagonismos que deixem claro a diversidade.
Realizar treinamentos com os colaboradores
Neste ponto entra o fator educativo de maneira escancarada, ou seja, a conscientização de que o outro tem o direito de ser diferente. Recursos como palestras, treinamentos, reuniões de integração, team building, entre outros, ajudam a transformar a mentalidade das pessoas e abrem espaço para acolher a diversidade e a inclusão.
Repense seus anúncios de vagas
É comum que os títulos dos anúncios sobre cargos privilegiam sempre um público, na maior parte são homens! Imagine como as mulheres se sentem ou as pessoas de outra orientação sexual quando leem a descrição de uma vaga? A diversidade é uma realidade, mas ela precisa sair da ideia e virar uma prática social e profissional.
Estampe que sua empresa se importa com a diversidade
Se sua empresa já explora práticas de inclusão, estampe isso para o mundo. Apresente seus programas e ações que promovem diversidade e inclusão; compartilhe seu ambiente de trabalho e a composição das equipes para que outros profissionais possam se imaginar participando delas.
Canais como sua página “trabalhe conosco”, sites de empregos e redes sociais são excelentes para esse tipo de divulgação. E cada vez mais profissionais de recrutamento e seleção utilizam fotos e vídeos para exibir tudo isso.
Use novos métodos de atração de seleção de candidatos
Existem novas formas de atrair profissionais de qualidade para as empresas hoje. Essa novidade envolve tecnologia digital, gamificação, Inteligência Artificial e outras tantas plataformas disponíveis no mercado de trabalho.
E essas novidades são a favor da diversidade e da inclusão. Há inclusive novas formas de gerenciamento de entrevistas que não revelam o rosto da pessoa até que suas competências e habilidades sejam conhecidas, acolhidas e selecionadas, o que de fato importa para a empresa.
Vale a pena abraçar a diversidade
Chegamos até aqui com várias respostas às perguntas do início. É importante reconhecer os desafios em promover a diversidade e a inclusão nos processos seletivos, porém abraçar ainda mais as possibilidades em vista de melhorias no ambiente de trabalho e na sociedade.
E a Quest acredita e investe na diversidade e na inclusão. Aqui, o processo de seleção de candidatos baseia-se na atração de talentos. Para a Quest, atrair é um processo articulado, prazeroso e assertivo, realizado de forma personalizada para cada empresa, em vista de sua necessidade, através da gamificação por meio de um jogo chamado RPG.
Nosso método procura valorizar cada candidato, suas potencialidades, competências e habilidades, sem preconceitos ou qualquer tipo de discriminação, porque as pessoas são importantes e deixam suas contribuições e marcam a história por onde passam.
Portanto, se sua empresa deseja romper barreiras e inovar com novos talentos em vista de uma sociedade mais inclusiva, conte conosco!
Confira este conteúdo: RPG no processo seletivo: 7 vantagens para a atração de talentos
Comentarios