top of page
Foto do escritorBrigitte Nunes

8 tendências do RH que os profissionais precisam acompanhar


As novas tendências do RH são ferramentas que ajudam no processo de atração, recrutamento e retenção de profissionais em um mercado de trabalho cada dia mais complexo e competitivo.

O profissional de RH é importante para colocar em prática as novas aplicações, pois é ele quem desenvolve o processo de gestão de pessoas dentro da organização. Confira as 8 tendências de RH que selecionamos neste post!


Tendências do RH - um setor que só cresce no mercado de trabalho



O capital humano é sem dúvida a maior riqueza do mercado de trabalho, em qualquer função que desempenhe dentro da organização. E de fato, a pandemia da covid 19, além de causar muitos prejuízos humanos, modificou o formato de trabalho no mundo.

Assim, dentro dessas mudanças, a utilização da tecnologia se consolidou ainda mais! Como não recordar as inúmeras atividades que passaram a acontecer através dos recursos digitais: compras, consultas, reuniões, aulas e o trabalho remoto, que se destacou muito.

De fato, o mundo assistiu a mais uma explosão tecnológica, em dois anos de reclusão, por causa do coronavírus. E agora não se pode voltar, mas prosseguir, colocando tudo em ordem, selecionando aprendizagens e observando o que a tecnologia nos apresenta.

Entre essas novidades tecnológicas, encontramos novas ferramentas que ajudam os profissionais de RH no desempenho de suas atividades. As tendências de RH chegaram para somar e agilizar o cotidiano da gestão de pessoas, ou seja, são benéficas e atuais.

Como um setor extremamente dinâmico, o RH já aplica tendências na construção de novas práticas enquanto avança para o futuro, que estão relacionadas à tecnologia, Inteligência Artificial, Automatização e "Business Intelligence". Veja abaixo!


8 tendências do RH aplicadas na gestão de pessoas


#1 Melhoria dos sistemas de comunicação interna

Com o crescimento do trabalho remoto ou híbrido, cresceu também a necessidade de investimento em ferramentas de comunicação remota e sistemas que alcancem todos os envolvidos com a empresa onde quer que estejam.

E o RH precisa observar essa realidade, porque acaba que os relacionamentos giram em torno de máquinas, de números, de produção, já que não se vê a pessoa do outro lado. Logo, cabe ao RH oferecer suporte e treinamento sobre relacionamentos ao setor de TI.

Sem contar que, quando as ferramentas não funcionam como deveriam, o estresse se instala com facilidade e isso impacta na vida, causa estresse emocional e influencia na produção do colaborador.


#2 Employee Experience


Employee Experience é uma tendência do RH que foca nos esforços e ações para melhorar a experiência do funcionário dentro da empresa. Diferente da experiência do candidato, seu objetivo é promover melhorias no cotidiano dos colaboradores da organização.

Para tanto, o profissional de RH, através dessa ferramenta, tem contado com as opiniões e sentimentos dos colaboradores em cada etapa do contato com a jornada da empresa. Isso tanto valoriza a experiência de quem já está como gera interação com a liderança.


#3. Preocupar-se com a saúde mental dos colaboradores


O RH trabalha com a gestão de pessoas, e isso significa, também, observar a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Logo, essa é uma tendência do RH que está em alta, principalmente depois da pandemia com o surgimento, inclusive, de trauma pós-pandêmico.

Assim, oferecer benefícios como: implantação de horários flexíveis; programas de ginástica laboral; palestras para evitar o esgotamento mental ou apoio psicológico gratuito, ajudam muito e fazem a diferença na vida das pessoas e da empresa.

Portanto, essas e outras iniciativas em grupo são práticas que ajudam a preservar a saúde mental do time e se destacam entre as tendências de RH para os próximos anos.


#4 Investimento no serviço do colaborador


Em meio a tantas tendências do RH e com o crescimento de trabalho híbrido ou em home office, é preciso atenção para proporcionar uma melhor experiência do colaborador diante da empresa.

Aí entram os auxílio ergonomia e home office, que dão condições para que o colaborador tenha uma estrutura física adequada para trabalhar, evitando, por exemplo, problemas de coluna. Além disso, há despesas domésticas que aumentam com o trabalho remoto.

Assim, quando a empresa tem atenção para isso e ajuda com parte dos custos, além dos benefícios corporativos tradicionais, faz o colaborador se sentir mais tranquilo em realizar seu trabalho e satisfeito com a organização.


#5. Atração e seleção mais eficientes


Uma das tendências do RH que gera muito resultado é o investimento em processos de atração e seleção de talentos mais eficientes. Para isso, existem muitas ferramentas de automatização, inteligência artificial e agências especializadas.

As novas tecnologias auxiliam a encontrar o candidato que se alinhar ao fit cultural da empresa; fazem o cruzamento de dados, ajudando a realizar análises fundamentais para a eficiência dos processos de RH.

Tudo com mais criatividade, agilidade e assertividade, evitando procedimentos arcaicos que demandam tempo, desgaste e não apresentam resultados à altura das competências e habilidades das pessoas.


#6. RH mobile


Estamos na era da tecnologia digital e há muito tempo que o smartphone faz parte do cotidiano e realiza muitas atividades práticas da vida. Não é de se admirar que eles também são usados para atrair talentos por meio de aplicativos.

Ora, a atração de talentos por meio de aplicativos e os formatos de trabalho atípico – como o home office e os espaços de coworking – são cada vez mais desejados por uma geração de profissionais talentosos que cresceram junto à evolução tecnológica.

Logo, é uma tendência do RH cada vez mais presente e que ajuda a trazer dinamismo às atividades do setor de recursos humanos, porque as pessoas estão com o celular nas mãos, conectadas e atentas às oportunidades que se apresentarem primeiro.


#7. Gamificação


A gamificação, como tendência do RH, veio como resposta à nova roupagem do setor de recursos humanos quando ele deixava de realizar tarefas repetitivas e burocráticas e abria espaço para práticas mais estratégicas.

Diante disso, toda gestão de pessoas, desde a contratação até o desenvolvimento de treinamentos, passou a ser de responsabilidade deste setor. E uma das ferramentas que se encaixam perfeitamente nos processos do RH é a gamificação.

Uma vez que a gamificação, através de métodos lúdicos, tanto descobre novos talentos e os encaminha para o lugar mais apropriado, como ajuda na motivação, engajamento e produtividade dos colaboradores.

Os resultados da equipe que passa pela experiência da gamificação são surpreendentes!


#8. O uso de ferramentas de feedback avançadas


Outra tendência da atualidade é a implementação de estratégias cada vez mais eficientes para melhorar o envolvimento dos colaboradores com a organização. Com isso, plataformas de pesquisas e metodologias de feedback são fundamentais nas tendências do RH.

As pesquisas passam de simples questionários para análise de desenvolvimento de pessoas, ajudam contratante e contratados a se conectarem em prol de objetivos em comum, buscando a lucratividade por meio da comunicação e do engajamento.

Em síntese, é possível realizar bastantes inovações no setor de recursos humanos. Cada sugestão apresentada faz parte de um vasto leque de possibilidades que ajudam no processo de atração de retenção de talentos nas empresas!


E a Quest disponibiliza a experiência certa para sua organização. Conheça aqui as soluções para o seu setor de RH!


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page