Liderança humanizada é o rosto novo da gestão de pessoas dentro de uma empresa. Esse método valoriza o profissional como pessoa, reconhece seus potenciais, mas também suas limitações e procura respeitar sem colocar a produção à frente de tudo.
Dessa forma, duas qualidades são fundamentais: empatia e solidariedade, que não significam redução de produção ou um serviço de menor qualidade, mas reconhecimento, diálogo e superação de obstáculos em vista do valor da pessoa como um todo.
Apesar de necessária, a liderança humanizada não é fácil de se desenvolver. Mas, quando aplicada, favorece as empresas, os profissionais que a compõem e impacta positivamente no cliente e nos serviços prestados. Entenda melhor esse assunto neste post.
O que é liderança humanizada
Atualmente se reconhece mais o quanto a vida profissional influencia no bem-estar de uma pessoa. Isso é reflexo das relações que antes imperavam nos ambientes de trabalho, quando produzir era a coisa mais importante para a empresa. Não é possível dizer que certas posturas não existem mais, no entanto o cenário está melhorando.
Isso se deve a maneiras de liderar que são aplicadas nas empresas modernas e à mudança de visão sobre o profissional: deixou de ser mão de obra e passou a ser pessoa, com suas grandezas e limitações, participando ativamente do crescimento da empresa.
Assim, essa forma de gestão explica o que é liderança humanizada: um método de gerir pessoas marcadas pela empatia e a solidariedade; considera-se a vida das pessoas; promovem-se ambientes saudáveis, há possibilidades de crescimento e boa remuneração.
Parece desafiador para quem deseja produzir? Há obstáculos, mas não significa redução de produção, ao contrário! Bons profissionais do mercado de trabalho procuram empresas que favoreçam qualidade de vida e possibilitem crescimento.
E para colocar em prática a liderança humanizada é preciso trabalhar com a liderança e romper estratégias duras, frias e indiferentes às necessidades da pessoa humana. Afinal, todos temos direitos, deveres, dignidade e proteção em condições de igualdade.
Como aplicar a liderança humanizada no dia a dia
Antes de aplicar a liderança humanizada, é preciso compreender quais as características dessa liderança. É fato que os líderes são referenciais para uma equipe e é através deles que começa a formação para uma liderança mais humana.
Isso significa que os líderes, desde o topo até a base, precisam rever alguns comportamentos e inserir novos conceitos no que diz respeito à convivência, relação de trabalho, oportunidades, escuta, diálogo, valores, serviços, entre outros.
Assim, uma liderança humanizada precisa:
Promover a integração entre diferentes áreas, pessoas e equipes;
Favorecer uma comunicação eficiente entre os líderes e seus times;
Ajustar desenvolvimento e processos de acordo com o perfil de seus profissionais;
Focar nas potencialidades, mas também nas necessidades das pessoas;
Trabalhar a inteligência emocional de forma pessoal e em grupo.
Agora, é importante atualizar a diferença entre chefia e liderança. De forma bem prática, o chefe manda, mas o líder inspira! Assim, a liderança humanizada gera um líder confiável, acolhedor e democrático, que tanto investe no crescimento da empresa como no desenvolvimento dos profissionais que estão ao seu lado.
Incentive e aplique a humanização da liderança no dia a dia
Como todo processo educativo, a liderança humanizada leva um tempo para se instalar, mesmo porque o ambiente das empresas é dinâmico, cheio de desafios e muitas vezes focado em processos!
Mas é preciso começar. Então, a primeira atitude é investir na capacitação dos líderes para alcançar as características que citamos acima. Essa capacitação é uma forma de atualizar e renovar conceitos fundamentais para a gestão de pessoas hoje.
Depois, se a empatia e a solidariedade são importantes, é preciso conversar sobre esse tema e avaliar de que forma eles acontecem. Para isso, a autoavaliação, tanto dos gestores quanto da cultura interna, é um meio eficaz para descobrir os pontos fracos e fortes nas relações.
E quando se trata de avaliação, a cultura de feedbacks é uma ótima estratégia, porque promove a integração da equipe, todos participam sobre temas importantes e a liderança humanizada vai crescendo dentro da empresa. E há diversas formas de Feedbacks, basta encontrar o método que se encaixa no momento que sua empresa vive.
Por fim, a liderança humanizada traz resultados positivos dentro e fora da empresa, porque ela influencia diretamente nas relações sociais, pessoais e de trabalho. Essa proposta de uma relação mais humana serve não apenas para construir um espaço mais confortável emocionalmente, mas melhora o clima e a produtividade da organização.
Empresas reais se conectam com pessoas reais
A Quest é uma startup que acredita e promove a liderança humanizada. Nossos processos de atração e seleção de talentos são organizados de forma personalizada, levando em consideração o fit cultural da empresa e do candidato.
Ou seja, não nos preocupamos apenas em entregar o melhor profissional, mas nosso processo de seleção, que acontece por meio da gamificação, acompanha a pessoa do início ao fim, até que ela conclua sua jornada.
E ainda que o candidato não seja selecionado para a empresa, ele tem suas qualificações valorizadas para um outro momento, porque não existe apenas uma oportunidade no mercado de trabalho, mas várias. Basta que o candidato encontre o lugar certo.
E a estratégia que aplicamos em nossos processos seletivos é a gamificação por meio de RPG, um jogo clássico que foi adaptado pela Quest para a descoberta de talentos em vista do mercado de trabalho. Esse método é assertivo e traz inúmeros resultados para quem participa.
Ou seja, a Quest é uma parceira no incentivo da liderança humanizada desde o processo seletivo. Mas também temos outras soluções para quem já está dentro da empresa.
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