top of page

Novas profissões de tecnologia: como elas estão revolucionando o mercado de trabalho



Já parou pra pensar nos benefícios que a tecnologia e a inovação digital trazem para você e para a sociedade? E quantas novas profissões de tecnologia surgem por causa dos serviços que o mundo tecnológico nos possibilita?


Por exemplo, a atendente virtual é desenvolvida pela inteligência artificial (IA). Mas quem a criou? Quem a mantém funcionando? Provavelmente você não sabe! Mas essa é uma das novas profissões tecnológicas, e essas tendências crescerão cada dia mais.


Olha só, de acordo com um relatório publicado pela Dell Technologies, em 2030, todas as organizações trabalharão com tecnologia. Portanto, elas precisam pensar logo sobre o futuro, preparar sua infraestrutura e profissionais para responder a essa realidade.


Mas e você, o que sabe sobre isso? Está afim de mudar o ramo de trabalho para algo inovador? Pois saiba que é possível, não importa a idade, o que pesa neste novo cenário é a capacidade de se adaptar!

Então, abrace este novo horizonte e atualize-se sobre esse assunto agora!


Novas profissões de tecnologia para um novo mercado

As novas profissões de tecnologia resultaram de uma grande mudança do cenário mundial. E um dos nomes dessa mudança global se chama transformação digital, ela é responsável pelo surgimento de novos comportamentos na sociedade e no mercado de trabalho.


Sabemos que a transformação digital não começou de um hora para outra, é um processo que começou na revolução industrial. Mas ela é veloz, real e causa um grande impacto nas relações humanas e nos setores de serviço, sem previsão de parar!


Recordemos a pandemia da covid, que nos empurrou ainda mais para a tecnologia; as relações de trabalho deram espaço ao modelo remoto! Hoje, pós-pandemia, muitas empresas se adaptaram a essa modalidade e oferecem aos seus colaboradores a opção do serviço presencial, remoto ou híbrido, de acordo com o serviço.


Assim, só esse panorama de pessoas trabalhando mais conectadas é suficiente para modificar o cenário do mercado de trabalho, porque ele pede profissionais que, no mínimo, estejam aptos a lidar com novos recursos, sem falar naqueles que desenvolvem e mantêm tudo funcionando.


Ou seja, são novas demandas, novos empregos, novos profissionais, novos desafios e novas profissões - tudo por meio da tecnologia e da inovação. O resultado é positivo e negativo: o bom é a corrida profissional para se atualizar, ruim é que leva tempo e faltam pessoas qualificadas para responder às vagas ofertadas.


Algumas tendências para as novas profissões de tecnologia


Uma recente pesquisa mostra que até 15% das atuais vagas de trabalho vão desaparecer até 2030! E que as crianças de hoje vão atuar em vagas de empregos que ainda não existem, isso porque a velocidade das mudanças tecnológicas é grande.


Talvez você não veja o trabalho que está por trás do volume de informações e atividades que a transformação digital produz, mas saiba que há novas profissões de tecnologia despontando no mercado de trabalho e disputadas por muitas empresas. Observe:

  1. Inteligência Artificial - Há todo um espectro de trabalho envolvido no desenvolvimento de sistemas inteligentes, que vão desde previsão de hábitos de consumo até jogos digitais. E o profissional de Inteligência Artificial (IA) é quem projeta sistemas capazes de identificar padrões e antever ações, para os mais diversos tipos de problemas.

  2. Análise e Ciência de Dados - o cientista e analista de dados utiliza ferramentas estatísticas para, entre outras coisas, investigar um grande volume de dados, produzidos em alta velocidade com grande variabilidade – o chamado Big Data. Essa análise busca produzir algum tipo de informação de valor para tomada de decisão.

  3. Segurança Digital - O profissional de segurança digital busca viabilizar sistemas seguros, garantindo privacidade e integridade da informação pessoal.

  4. UX (User Experience) - O desenvolvimento de sistemas atuais exige técnicas de interface com o usuário que sejam mais fluidas e intuitivas, para responder às necessidades efetivas de usabilidade; e o profissional de UX procura integrar o funcionamento de sistema com a interação do usuário, aliando técnicas de design com projeto de sistemas.

Essas novas tendências são realidades hoje no mercado. Há outras que são simples, de aprendizado mais rápido para quem gosta de tecnologia e que oferecem um ótimo retorno financeiro, sem falar no trabalho remoto para empresas nacionais e internacionais.


Foco nas soft skills


Em uma live recente, Ketlin da Rosa Talevi - CEO da Quest - explicou sobre a influência da gamificação no processo de seleção de candidatos para novas profissões de tecnologia. Ela destacou a importância de aplicar novos processos seletivos para uma nova realidade profissional.

Com a revolução tecnológica, não se pode mais limitar um profissional a um currículo de papel, porque ele não diz tudo sobre as capacidades da pessoa. Mas, através da gamificação, é possível descobrir, com mais rapidez e assertividade, seus soft skills.


Mas o que isso tem a ver com novas profissões de tecnologia? Tudo! Porque a era digital pede competência técnica, flexibilidade, adaptabilidade, boa comunicação e capacidade para lidar com cenários que mudam constantemente, como na área de tecnologia.


E novos processos de seleção são capazes de identificar com mais precisão o profissional que o mercado de trabalho procura hoje. E, segundo Ketlin, as empresas estão em busca de pessoas qualificadas que também se identifiquem com o fit cultural da instituição.


Assim “é possível construir uma jornada juntos”, diz Ketlin.

O protagonismo agora é de ambos os lados - empresa e colaborador. E a gamificação é uma opção inovadora, eficaz e reveladora do soft skills dos candidatos com mais precisão e sem perda de tempo.


Por fim, é possível adaptar-se às novas profissões de tecnologia e até mudar de ramo a fim de acompanhar as novas tendências do mundo digital. E se você tem dúvidas de suas potencialidades, temos ótimas dicas em nosso site!


17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page